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terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Financiamento privado de campanha

Para quem ainda não sabe, as campanhas eleitorais no Brasil obtém a maior parte de sua receita de empresas privadas. Tem claro o fundo partidário, doações de pessoas físicas e financiamento público de campanha, mas o grosso da coisa vem de empresas (pessoas jurídicas).

Então eu te pergunto, se você vota no candidato A do partido AA, você realmente está votando naquele candidato daquele partido, ou está votando em um porta voz de várias empresas privadas?

Acho que ficaria muito mais fácil sabermos em quem realmente estamos votando se os políticos usassem uniformes como os dos pilotos da NASCAR, cheio de marcas de patrocinadores. Querendo ou não, uma empresa não vai fazer uma doação de campanha milionária só para "estimular a democracia no país", eles doam milhões esperando RETORNO. Então da próxima vez que for votar em alguém, além de ver as propostas (são só propostas, elas podem não ser cumpridas) de governo do candidato veja também quem está financiando a campanha daquele político, pois talvez uma dessas propostas seja para favorecer uma empresa, ou mesmo uma atitude será tomada durante a gestão do político para retribuir o favor às empresas (leia-se: lei ou medida para aumentar os lucros das empresas patrocinadoras da campanha eleitoral).




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