Páginas

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Ser comunista


Já me disseram que eu era comunista, mas eu não sou de forma alguma. Sou um capitalista com ideias de inclusão social e igualdade de oportunidades a todos, e por inclusão social não entenda socialismo (por favor).

A imagem é para ser uma piada, tirada do Facebook para variar, mas pensando a fundo, nunca conheci alguém que tenha vivido em um país comunista (só lembro da China) ou socialista e que continue defendendo esses regimes. Conheço gente defensora do socialismo, por exemplo, mas que nunca morou em um país socialista... daí fica um pouco complicado sustentar o argumento.

Acredito que o comunismo morreu, até por que a China hoje é muito mais capitalista do que comunista, ela na verdade usa o comunismo como pretexto para as restrições e controles que o governo impõem no país. Mas também acredito que o ideal é capitalismo com inclusão social e igualdade de oportunidades, pois só assim um país chamado capitalista consegue crescer e disputar de igual para igual com as potências econômicas mundiais, vide boa parte dos países da Europa, onde a população tem acesso a ensino de qualidade muito mais fácil do que aqui no Brasil, apenas um exemplo dentre muitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário